Seguro de frota: como funciona e por que contratar?

Seguro de frota: como funciona e por que contratar?

O seguro de frota pode ser um importante instrumento no planejamento de pessoas e empresas. Saiba quais são suas características e se ele vale a pena!

A integridade de veículos, principalmente aqueles que são parte ativa da operação de uma empresa, deve ser um ponto relevante no momento de desenhar estratégias e planos financeiros. Nesse sentido, um seguro de frota pode ser um aliado das suas finanças.

Isso acontece porque a precaução costuma ser uma das etapas essenciais de proteção contra as diversas situações às quais uma frota fica exposta. Mas você sabe como esse tipo de seguro funciona e o que ele protege?

Acompanhe a leitura deste artigo para entender o que é um seguro de frota e os motivos que fazem ele ser fundamental no seu planejamento. Confira!

Afinal, o que é um seguro de frota?

Um seguro de frota é um tipo de seguro projetado para proteger múltiplos veículos pertencentes a uma mesma pessoa ou empresa. Esse tipo de cobertura é frequentemente usado por aqueles que possuem e operam uma frota de veículos, como carros, caminhões, vans etc.

Desse modo, em vez de segurar cada veículo individualmente, você pode consolidar sua cobertura em um único seguro de frota. Geralmente, esse pode ser um caminho que se destaca pela praticidade e redução de custos.

Como funciona esse seguro?

Os seguros de frotas funcionam de maneira similar a outros tipos de seguros. Para entender melhor, considere o exemplo dos seguros automotivos, que são uma das alternativas mais populares do mercado.

Eles são usados como instrumento de proteção para diversos tipos de veículos, como carros e motos. Esse seguro se caracteriza por oferecer compensação financeira para o segurado em múltiplos cenários, desde acidentes até roubos.

Assim, o seguro de frota tende a seguir essa mesma lógica de operação, mas com múltiplos veículos cobertos. A quantidade mínima depende de cada acordo e de quais sinistros estarão presentes na apólice.

Além desse ponto, há outras características que diferenciam um seguro automotivo de um seguro de frota. Por exemplo, a proteção para mais veículos não costuma fazer distinção de preço conforme o perfil do condutor — visto que é comum existirem diversos motoristas responsáveis.

Porém, as características de cada seguro de frota são definidas pela empresa ou pessoa em busca do serviço com a seguradora. A negociação definirá quais sinistros serão cobertos pelo seguro e qual será o custo regular (prêmio).

Após a contratação, o segurado deve manter registros atualizados de sua frota, adicionando ou removendo veículos conforme necessário. Qualquer alteração precisa ser comunicada à seguradora para garantir que todos os veículos estejam adequadamente cobertos.

Somando-se à cobertura básica, as seguradoras de frotas ainda podem oferecer serviços adicionais. Entre eles, é possível destacar gerenciamento de riscos, monitoramento da frota, treinamento de motoristas e assistência na manutenção dos veículos.

Quais são os principais tipos de cobertura?

Agora que você entendeu mais sobre o que é e como funciona um seguro de frota, é preciso saber quais são seus tipos. Essa modalidade normalmente se divide em duas principais: apólices coletivas e grupos de afinidade.

As apólices coletivas geralmente são projetadas para trazer mais comodidade na negociação. Elas concentram a emissão do seguro em apenas um CPF ou CNPJ, com a cobertura podendo ser personalizada de acordo com a frota e as operações comerciais.

Outro ponto interessante é que as apólices coletivas costumam ser fáceis de se atualizar, seja para inserir ou remover veículos da cobertura. O pagamento também é único para toda a frota.

Já os grupos de afinidade costumam ser voltados para coletivos, como associações ou mesmo funcionários de uma empresa. Nesse caso, continua havendo apenas uma apólice, mas os certificados são individuais para cada veículo. Os pagamentos podem ser divididos entre os diferentes membros do grupo.

O que um seguro de frota cobre?

O seguro de frotas pode cobrir diversos tipos de sinistro com o veículo. Os principais são:

  • danos à propriedade: cobrindo prejuízos aos veículos da frota, causados por acidentes, incêndios, roubos ou danos da natureza;
  • responsabilidade civil: focando em danos a terceiros causados por acidentes envolvendo veículos da frota;
  • acidentes pessoais de passageiros: direcionados para danos físicos aos passageiros de veículos da frota.

Em casos de acidente, por exemplo, a cobertura pode ser válida independentemente do causador do sinistro. A proteção financeira também se estende para as eventuais lesões causadas tanto nos condutores quanto em eventuais passageiros.

Outro tipo de serviço incluso na cobertura costuma ser a assistência 24 horas. Dessa forma, os segurados podem ter acesso a guincho, socorro mecânico e carro reserva quando houver necessidade.

Vale a pena reforçar que os sinistros dependem do tipo de acordo firmado. Por exemplo, apólices mais simples podem não oferecer cobertura para acidentes menores — aqueles com danos mínimos ao veículo e sem vítimas.

Por que contratar essa modalidade de seguro?

Você já deve ter percebido que a contratação de um seguro de frota pode trazer diversos pontos positivos para o planejamento de empresas e pessoas com múltiplos veículos, certo?

Veja quais são as razões para considerar esse serviço!

Proteção financeira

Um dos motivos mais relevantes para contratar um seguro de frota é se proteger financeiramente de situações não planejadas. Como você viu, isso inclui cobertura para reparos ou substituição de veículos em caso de danos, acidentes, incêndios, roubos ou outras situações adversas.

Nesse sentido, o seguro de frota ajuda a minimizar riscos financeiros associados à operação de uma frota de veículos. A característica é especialmente importante em setores nos quais os veículos desempenham um papel crítico nas operações, como entregas, transporte e logística.

Praticidade e redução de custos

O seguro de frota também oferece a flexibilidade de adaptar a cobertura às necessidades específicas da empresa ou pessoal. Nesse ponto, há a escolha de quais veículos serão cobertos e quais sinistros serão atendidos.

É por isso que um seguro de frota bem estruturado pode ajudar a reduzir os custos operacionais, como despesas de reparo e substituição de veículos. Afinal, não será preciso ter um instrumento de proteção para cada item.

Tranquilidade

A tranquilidade é outro ponto positivo que não pode ser ignorado. Isso acontece porque, assim como diversos outros seguros, o seguro de frota costuma mitigar dores de cabeça que podem surgir em caso de problemas.

Além disso, a proteção não se estende apenas à indenização em caso de necessidade. Como você viu, os seguros de frota podem oferecer rastreamento dos veículos e assistência 24 horas.

Neste artigo, você entendeu mais sobre o que é um seguro de frota, como ele se diferencia de um seguro automotivo convencional e quais são as características dele. Portanto, aproveite para avaliar as vantagens dessa modalidade!

Ficou interessado no seguro de frota? Conheça a nossa solução e faça uma cotação online!

 

seguro frota, proteção veicular, seguro, tipos de seguro, seguro veículo, seguros para empresas, patrimônio empresarial, automóveis, seguro de veículo, cobertura de seguro