Seguro de acidente de trabalho: o que é e qual a importância da contratação?
- Redação
- 11/12/2023
O seguro de acidente de trabalho é uma proteção importante para o trabalhador e para a empresa. Entenda como acontece essa relação!
O seguro de acidente de trabalho (SAT) é um elemento essencial na relação entre empresas e colaboradores. Afinal, a segurança e o bem-estar no ambiente ocupacional são questões de suma importância — e ele se apresenta como um mecanismo para garantir essa proteção.
No entanto, muitas organizações ainda têm dúvidas sobre a importância dessa contratação. Isso porque pode haver dúvidas sobre os benefícios dessa alternativa ao colaborador e ao negócio.
Continue a leitura e entenda o que é o seguro de acidente de trabalho e por que contratá-lo!
O que é e como funciona seguro de acidente de trabalho?
O seguro de acidente de trabalho é um mecanismo de proteção voltado para trabalhadores e empresas. Assim, ele visa cobrir despesas relacionadas a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Essa alternativa incide sobre a folha de pagamento das empresas, que são obrigadas a contribuir mensalmente para o seguro. As contribuições são calculadas com base na alíquota definida pelo Governo.
Desse modo, a alíquota pode variar dependendo do grau de risco da atividade econômica da empresa. Então quanto mais arriscada a atividade, maior o valor. Ademais, vale destacar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição responsável por gerenciar e conceder os benefícios relacionados ao SAT.
Quais são as coberturas desse seguro?
Como você viu, o SAT protege os trabalhadores em situações relacionadas a acidentes de trabalho. Portanto, vale a pena entender quais as coberturas do seguro.
A seguir, saiba o que o seguro de acidente de trabalho pode cobrir!
Indenizações por acidentes
A indenização pode ser solicitada quando um colaborador sofre uma incapacidade permanente parcial devido a um acidente de trabalho, mas ainda pode trabalhar com uma capacidade reduzida. Nesses casos, a Previdência Social paga uma indenização pelo acidente sofrido.
Afastamentos temporários
Imagine um colaborador que sofreu um acidente no ambiente de trabalho que o obriga a se afastar de suas funções. Nesse caso, a partir do 16º dia de afastamento, a responsabilidade pelo pagamento de seu salário deixa de ser da empresa, passando à seguradora, representada pelo INSS.
O benefício que o trabalhador recebe nesse cenário é conhecido como auxílio-doença por acidente de trabalho.
Afastamentos permanentes
Em casos mais graves, quando um colaborador se torna permanentemente incapaz de desempenhar suas funções, ele pode se aposentar por invalidez. Isso pode ocorrer ao sofrer uma lesão ou adquirir uma doença diretamente relacionada às suas atividades de trabalho.
Assim, essa aposentadoria representa um afastamento permanente do mercado de trabalho. Trata-se de uma medida de proteção ao trabalhador em situações extremas.
Aposentadoria especial
Essa é uma modalidade destinada a colaboradores que desempenham atividades expostas a agentes nocivos no ambiente de trabalho. Entre esses fatores, estão ruídos excessivos, produtos químicos, calor, vibração ou agentes biológicos.
Nesse caso, a Previdência Social presume que esses trabalhadores estão sujeitos a condições prejudiciais à saúde. Portanto, essa aposentadoria permite que eles se retirem do mercado mais cedo.
Pensão por morte
A pensão por morte é uma cobertura que entra em vigor quando um colaborador perde a vida devido a um acidente de trabalho. Nesse cenário, a Previdência Social fornece um benefício para os dependentes do trabalhador falecido, como cônjuge e filhos.
Esse auxílio é essencial para apoiar financeiramente a família que dependia da renda do segurado para sua subsistência. Dessa maneira, a pensão por morte visa garantir que os entes do colaborador falecido não enfrentem dificuldades econômicas adicionais em um momento tão difícil.
Qual a importância de contar com esse seguro de trabalho?
Como visto, o seguro de acidente de trabalho é um mecanismo de proteção ao trabalhador. Para entender melhor a importância dele, é interessante conhecer os benefícios que ele traz para a empresa e para o colaborador.
Na sequência, confira os principais aspectos benéficos do SAT!
Benefícios para o trabalhador
Quando se trata de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, os colaboradores têm acesso a um conjunto de recursos essenciais. Os benefícios incluem assistência médica imediata e recursos financeiros para auxiliar em momentos de dificuldade.
Então a presença de um sistema de suporte robusto proporciona uma camada de proteção financeira. Portanto, o seguro é valioso, por fornecer estabilidade e segurança aos trabalhadores em situações desafiadoras.
Dessa forma, eles não precisam se preocupar com as implicações financeiras de sua condição, o que lhes permite focar na recuperação e no retorno às suas atividades profissionais. Logo, a consciência de que estão protegidos por um seguro em caso de acidente ou doença ocupacional oferece aos trabalhadores uma sensação de segurança e tranquilidade.
Por sua vez, o seguro contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Com isso, os colaboradores podem desempenhar suas funções com maior confiança, sabendo que têm uma rede de suporte financeiro em que podem confiar em tempos difíceis.
Vantagens para a empresa
Como você entendeu, a contratação do SAT é uma obrigação legal para as empresas. Desse modo, o não cumprimento das regulamentações pode resultar em multas substanciais. Portanto, manter esse seguro em dia é uma medida essencial para evitar problemas legais.
Ademais, ao investir na prevenção de acidentes e na promoção de um ambiente de trabalho seguro, as organizações podem, a longo prazo, reduzir os custos. Afinal, muitos gastos estão associados a licenças médicas, contratação e treinamento de substitutos, que podem ser prevenidos.
Outro ponto a destacar é que um ambiente de trabalho seguro e saudável tende a ser mais produtivo, com menos interrupções devido a acidentes e doenças ocupacionais. Isso impacta positivamente os resultados da empresa.
Como ampliar o benefício aos trabalhadores?
Dessa maneira, organizações que buscam demonstrar um compromisso real com o bem-estar de seus colaboradores podem oferecer um complemento de proteção ao SAT. Nesse caso, a Viva Seguros oferece o seguro de vida coletivo.
Com ele, as coberturas abrangentes fornecem não apenas proteção adicional aos colaboradores, mas também um gesto significativo de valorização do potencial humano no negócio. Isso cria uma relação de confiança, em que ambos os lados se beneficiam.
Como visto, o seguro de acidente de trabalho desempenha um papel importante na promoção de segurança e bem-estar no ambiente laboral. Portanto, é fundamental considerar o SAT como um elemento essencial no relacionamento entre empresas e colaboradores, além de um seguro de vida complementar.
Quer saber como a Viva Seguros pode ajudar a proteger seus colaboradores? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!
sat, segurança do trabalho, acidentes de trabalho, tipos de acidentes de trabalho, seguro de trabalho, seguro de trabalho como funciona, acidente de trabalho, auxílio acidente, auxílio acidente de trabalho, seguro
