Vale a pena fazer seguro para celular e outros equipamentos? Saiba mais!

Vale a pena fazer seguro para celular e outros equipamentos? Saiba mais!

Você já pensou em fazer um seguro para seu celular? A verdade é que, atualmente, smartphones, notebooks e diversos outros aparelhos são elementos vitais na rotina das pessoas, muitas vezes servindo como instrumento de trabalho e lazer.

É comum que os equipamentos contem com dados financeiros relevantes, conversas importantes de rotina e diversos outros documentos que você pode precisar. Por essa razão, zelar pela segurança deles vai muito além do que cuidar da manutenção.

Sabendo disso, neste artigo, você entenderá como funciona um seguro para celular e outros equipamentos, e se vale a pena contar com ele. Acompanhe a leitura!

O que é seguro para celular e outros equipamentos?

Um seguro é um contrato que uma pessoa ou empresa (segurado) firma com uma seguradora em troca de proteção para determinado bem. Nesse tipo de acordo, a seguradora se compromete a garantir coberturas, como o pagamento de indenizações, em casos de sinistro.

Para facilitar sua compreensão, imagine que você tem um carro e quer andar pelas ruas com mais segurança. Fazendo um seguro automotivo, você terá a cobertura financeira da seguradora em casos de acidente ou outras situações que ela cubra.

Com a contratação, o segurado deve pagar parcelas regulares pelo serviço — elas são chamadas de prêmio. Já os termos do contrato firmado ficam dispostos na apólice do seguro.

Então um seguro para celular e outros equipamentos é um instrumento de proteção financeira para smartphones e outros tipos de dispositivos móveis. Ele pode cobrir muitos outros aparelhos portáteis, como câmeras, notebooks e tablets.

O que esse tipo de seguro cobre? 

Como visto, o seguro para celular e outros equipamentos pode oferecer cobertura diante de diversas situações. Os principais tipos de sinistro previstos nas apólices são:

  • danos físicos e elétricos: o seguro pode cobrir acidentes, como quedas, derramamento de líquidos ou quebra da tela. Outras questões que resultem em problemas técnicos, como na parte elétrica, podem estar contemplados na apólice;
  • roubo ou furto: se o seu celular ou outro aparelho eletrônico for roubado ou furtado, o seguro pode ajudar a substituí-lo ou pagar uma indenização.

Vale destacar que essas coberturas dependem do tipo de contrato firmado com a seguradora. Contudo, normalmente, quanto mais ampla for a proteção, mais alto tende a ser o seu investimento.

Além disso, há certas situações que o seguro pode não cobrir. Um exemplo de cenário é se o dano físico for causado por mau uso, como descumprimento das normas do fabricante, ou se o problema já existir antes da contratação do serviço.

Qual é a importância do seguro para celulares e outros equipamentos?

O seguro para celulares e outros equipamentos eletrônicos costuma desempenhar um papel importante na vida moderna. Afinal, como você viu, é difícil imaginar um cenário em que smartphones e outros dispositivos não sejam uma parte ativa da rotina.

A seguir, veja as vantagens de fazer um seguro para celulares e equipamentos portáteis!

Proteção contra imprevistos

Imagine que você seja uma pessoa que usa seu smartphone como instrumento de trabalho. Logo, você precisa estar conectado regularmente para realizar as tarefas — seja conversando com clientes, administrando redes sociais e outras situações.

Nesse caso, danos ao aparelho podem ser prejudiciais para sua vida profissional, e ficar sem ele tende a ter um grande impacto negativo. Assim, um dos benefícios mais claros do seguro para celulares e equipamentos eletrônicos é a proteção que ele oferece contra eventos inesperados.

Normalmente, substituir ou reparar dispositivos eletrônicos custa caro. Esses processos também costumam tomar tempo. Portanto, um seguro ajuda a reduzir o impacto dessas situações.

Redução de custos

Os celulares, sejam usados profissionalmente ou não, costumam ter um preço alto. Além de smartphones, outros equipamentos eletrônicos, como laptops, tablets e câmeras, geralmente têm custos elevados.

Por esse motivo, substituir um celular ou outro dispositivo em um momento não esperado pode ter um reflexo negativo expressivo em seu planejamento financeiro. Isso é particularmente relevante para aqueles que investem em equipamentos caros.

Desse modo, o seguro ajuda a cobrir os custos de substituição ou reparação. Então ele pode ser um aliado para o seu orçamento.

Proteção contra roubos

O roubo de celulares é uma ocorrência relativamente comum no Brasil. Ademais, grandes metrópoles brasileiras, espalhadas por todas as regiões, lidam constantemente com a insegurança.

Dessa maneira, ter um seguro para celular oferece proteção financeira contra roubo. A segurança adicional ajuda a não ficar no prejuízo caso você seja vítima da ação de criminosos.

Tranquilidade

Saber que seu dispositivo está protegido oferece tranquilidade. Isso acontece porque você não precisa se preocupar constantemente com a possibilidade de danos ou roubo.

Ademais, boa parte dos prejuízos aos dispositivos ocorre devido a acidentes cotidianos, como quedas, derramamento de água e quebras de tela. O seguro para celular pode cobrir essas situações, garantindo que você não tenha que pagar do próprio bolso para reparar ou substituir o dispositivo.

Ainda, os seguros para celulares geralmente têm processos de reivindicação relativamente simples. Se o sinistro acontecer com seu dispositivo, você pode entrar em contato com a seguradora e iniciar a solicitação rapidamente, normalmente bastando comprovar o acontecido.

Vale a pena fazer um seguro para equipamentos portáteis?

Como você viu, o seguro para celular e outros equipamentos portáteis traz diversas vantagens para sua rotina e seu planejamento financeiro. Mas para saber se ele vale a pena para sua realidade, há certos pontos para considerar.

Veja quais são os principais:

  • riscos aos quais os seus equipamentos estão expostos;
  • importância dos aparelhos para sua rotina pessoal e profissional;
  • investimento feito na compra.

Se ele for um dispositivo caro e que é um instrumento de trabalho, por exemplo, o investimento em um seguro tende a ser bastante vantajoso. Além disso, se você se expõe a muitos riscos — como de roubos —, ele também pode ser útil.

Mas junto desses pontos, você precisa avaliar como funciona o contrato do seguro. Como cada apólice tem termos diferentes, a sua decisão precisa ser tomada com base nos custos e na cobertura, buscando uma solução que ofereça um bom custo-benefício.

Como você acompanhou, um seguro de celular e outros dispositivos eletrônicos pode ser um grande aliado para sua rotina e planejamento — trazendo mais segurança e tranquilidade. Portanto, agora você tem mais informações para decidir se ele vale a pena.

Você está em busca de um seguro para seus equipamentos portáteis? Conheça a nossa solução!