Sinistro do seguro: o que fazer nessa situação? Entenda!

Sinistro do seguro: o que fazer nessa situação? Entenda!

A ocorrência de um sinistro é o ponto de partida para o acionamento da cobertura de uma apólice de seguro. Veja o que fazer diante dessa situação...

Contratar um seguro é uma forma de garantir uma indenização financeira para você ou sua família diante de situações imprevistas e indesejadas. Porém, para que você possa usufruir dos benefícios desse tipo de contrato, é preciso entender o que é sinistro no seguro e como ele funciona.

Ter conhecimento sobre o assunto é essencial para que você saiba quando a cobertura pode ser acionada e como funciona o processo. Assim, você poderá avaliar melhor as alternativas disponíveis, facilitando a escolha da apólice que melhor atenda às suas necessidades.

Portanto, confira neste artigo o que é o sinistro do seguro e o que você deverá fazer nessa situação. Não perca!

O que é sinistro do seguro? 

Os seguros são contratos que garantem ao segurado ou aos seus beneficiários uma compensação financeira em situações específicas. A quantia e as condições da indenização estão diretamente ligadas às coberturas previstas em uma apólice com a seguradora.

O ponto que desencadeia essa obrigação de ressarcir o segurado é denominado sinistro. Portanto, em essência, ele representa uma ocorrência que concretiza o risco contra o qual o seguro visa proteger o contratante.

Dessa maneira, se o evento danoso não estiver expressamente contemplado na apólice, mesmo que ele ocorra, não será configurado o sinistro. Nessa hipótese, o segurado ou beneficiário não poderá acionar o seguro, nem receber a indenização.

É importante registrar que o sinistro só é reconhecido após a análise da seguradora sobre o ocorrido, verificando se há cobertura para aquele caso. Essa verificação é um processo que busca garantir a justa aplicação das condições contratadas e a proteção efetiva do segurado.

Quais são os tipos de sinistros mais comuns nos seguros?

Agora que você sabe o conceito de sinistro, é pertinente compreender quais são os tipos mais comuns do mercado. Isso significa explorar os principais tipos de eventos e apólices que podem desencadear indenizações.

Confira, a seguir!

Seguro de automóvel

No seguro de automóvel, o sinistro abrange uma ampla gama de situações que podem impactar veículos de diversos tipos e tamanhos. Os sinistros podem ser parciais, como colisões que afetam a lataria, ou totais, como o roubo do veículo.

Adicionalmente, eventos externos, como enchentes e alagamentos, podem configurar sinistros, desde que essa cobertura esteja incluída no seguro. A partir da ocorrência de um desses eventos, o titular pode acionar a seguradora para receber a indenização contratada.

Seguro patrimonial

O seguro patrimonial visa garantir o ressarcimento de prejuízos em relação aos bens de uma pessoa ou empresa. No contexto residencial, isso pode incluir a estrutura física do imóvel, além de bens como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e objetos pessoais.

Já quando se fala no ambiente empresarial, ele abrange danos estruturais, maquinários, estoque, entre outros. Em ambos os casos, os sinistros tendem a ser caracterizados em razão de incêndio, roubo e furto, desastres naturais e danos causados a terceiros.

Seguro de vida

No seguro de vida, o conceito de sinistro pode levantar dúvidas, uma vez que os prejuízos costumam ser de natureza pessoal, não material. Em contratos mais simples, o evento principal é o falecimento do titular, ocasião em que a pessoa indicada como beneficiária poderá acioná-lo.

Contudo, a morte pode ocorrer de forma natural ou acidental, cada uma gerando um tipo específico de sinistro. Também é comum que, outros eventos, como invalidez, incapacidade permanente ou diagnóstico de doença grave, sejam cobertos pela apólice.

O que fazer em caso de sinistro?

Conhecendo os principais tipos de sinistro, você precisará saber o que fazer ao se deparar com um deles no seu dia a dia. É válido mencionar que cada seguradora pode contar com um procedimento diferente, sendo necessário verificar as disposições contratuais a esse respeito.

Veja o que costuma ser necessário fazer!

Comunicar o sinistro imediatamente

Ao enfrentar um sinistro, um dos primeiros passos a serem adotados é comunicar o incidente à sua seguradora ou ao corretor de seguros sem demora. Essa comunicação rápida é essencial para iniciar o processo de análise e indenização.

Nessa oportunidade, forneça informações relevantes, como os dados da apólice, tipo de sinistro, data, local e detalhes circunstanciais que ajudarão na compreensão do ocorrido. Tenha em mente que quanto mais rápido você noticiar o sinistro, mais cedo poderá receber a indenização, se for aprovada.

Apresentar a documentação completa

Após a comunicação da seguradora, prossiga reunindo os documentos necessários para comprovar o sinistro e o valor dos prejuízos. Cada tipo de apólice especificará o que precisa ser apresentado. Observe o que é comum ser exigido em cada caso:

  • seguro automotivo: documentos pessoais, documento do veículo, boletim de ocorrência, fotografias, chave reserva, dados e as placas dos veículos envolvidos, entre outros;
  • seguro patrimonial: boletim de ocorrência, nota fiscal dos equipamentos danificados ou bens subtraídos, laudo técnico, fotografias e outros registros que possam ser pertinentes;
  • seguro de vida: certidão de óbito do segurado, laudo médico atestando doença debilitante, declaração de beneficiários assinada pelo segurado, documento do solicitante etc.

Aguardar a avaliação da seguradora

Depois de apresentar a documentação, aguarde análise feita pela seguradora. No seguro patrimonial e automotivo, é comum que seja feita uma vistoria. Esse procedimento permitirá que especialistas avaliem os danos e verifiquem se o sinistro está alinhado com as coberturas estabelecidas no contrato.

Durante o processo de avaliação do pedido, a seguradora pode solicitar informações adicionais ou documentos complementares para concluir a análise de forma abrangente. O tempo para a conclusão do procedimento pode variar entre cada instituição.

Encerrar o procedimento

Concluída a análise, a seguradora iniciará o processo de pagamento de indenização, se o sinistro for validado de acordo com as condições do contrato. O valor a ser pago será calculado com base no preço de mercado do bem sinistrado ou no limite máximo da cobertura contratada.

Com a realização do pagamento, é importante verificar com a seguradora se não há pendências a serem resolvidas para que o procedimento seja encerrado. Seguindo esses passos, você poderá otimizar a resposta da seguradora diante de um sinistro.

Como você viu, a ocorrência de um sinistro é um elemento essencial para o acionamento de um seguro, seja ele automotivo, patrimonial ou de vida. Portanto, não deixe de avaliar essa informação na apólice de seguro para que você consiga escolher o mais benéfico no seu caso.

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